Páginas

MAIO

Publicado por António Luís | Marcas , | Publicado em 10.5.09

Imagem
O mês de Maio sempre foi, desde que me conheço como gente, um dos meus favoritos. E o motivo para isso são as trovoadas típicas deste mês. Devido às alterações climatéricas, esse fenómeno tem-se deslocalizado e algum "dramatismo" que este mês acarretava, justamente por via das trovoadas, foi-se desfazendo com o decorrer dos anos. E mesmo depois de ter descoberto, aí pelos meus 6 anos, que não era Deus a ralhar para a Terra ou a arrumar móveis na sua celestial casa, o fascínio não passou. E posso dizer que já apanhei valentes sustos por causa das trovoadas. Lembro duas em especial. A primeira, na Praia de Mira, em pleno Agosto, algures em meados da década de oitenta, acampado no parque de campismo local, onde apenas um pedaço de lona nos separava da rua, ali colados ao mar, com toda a gente a rezar por aquela que só lembra justamente nestes dias. Duas trovoadas que se juntaram sobre a linha de costa. Uma vinda do mar e outra vinda de terra. Foi um espectáculo de um belo aterrador e que dificilmente esquecerei... Lembro uma outra, (penso que em Junho de 1993) que me apanhou embrenhado numa mata de pinheiros e eucaliptos, demasiado longe de casa, para lhe poder escapar, sem guarda-chuva, sem nada. Limitei-me a esperar que passasse e que a sorte não me fulminasse com um raio de azar... Seja como for e porque há previsões de ocorrência de trovoadas para os próximos dias, não deixo de me sentir, digamos, electrizado com essa possibilidade dado que para mim, uma boa trovoada, vale, por exemplo mil jogos de futebol...

Comentários (1)

  1. Deveras, a trovoada é um daqueles fenómenos que atraem e provocam temor ao mesmo tempo. Infelizmente para a minha mãe, eu sempre gostei de ficar à janela, ou ir à praia ver a trovoada, enquanto ela, coitada, se sente aterrorizada. Cada um é como cada qual, segundo dizem...
    Lembro-me de uma vez, numa viagem de carro para Viseu, ter visto seis relâmpagos ao mesmo tempo no horizonte, e de ter sido o único a exclamar "Que fixe!"
    Ou talvez tenha um parafuso a menos...

    Em qualquer dos casos, belo blog... Cheio de "food for thought". Creio que vou começar a passar por aqui também XD

Enviar um comentário