Páginas

REGRESSO - VERÃO .X

Publicado por António Luís | Marcas , | Publicado em 23.8.10


Para assinalar o regresso do Latitude 40, vou publicar nos próximos dias uma dúzia de textos que manuscrevi durante as férias.
O "ramadão" informático a que me auto-submeti durante praticamente um mês permitiu-me, entre outras coisas, regressar ao prazer da escrita em papel (ver foto), da escolha da caneta, do engano sem corrector e a toda uma certa ideia de "museologia da escrita".
São textos curtos, gizados ao sabor da actualidade e das geografias que entretanto ia abraçando, sendo que, por isso, poderão padecer de alguma falta de actualidade, sobretudo depois de caírem de chofre neste espaço, dias e/ou semanas depois de terem sido escritos.
Contudo, ciente do "risco", publicá-los-ei e,  já agora, acrescentando que, volvido este tempo, continuo a  concordar com eles...

VERÃO  .1 – O que não muda
Em Agosto, as praias portuguesas continuam, como há anos, o seu desígnio multi-lingue, com destaque para o “françugês”, uma língua que os tempos modernos não conseguiram despachar ainda para a bruma do esquecimento, mesmo tendo em conta actual a fúria niveladora, que tudo cataloga segundo padrões estabelecidos.
Há, pois, algo de reconfortante nesta constatação .
03.08.10 – Praia de Cortegaça (Ovar)
 VERÃO .2 – Síndrome Luís F. Veríssimo
Um tipo está sossegado, sentado a ler – cousa ousada de fazer numa praia – e leva com os avantajados  seios de uma jovem moça.
Nunca gostei que me interrompessem a leitura, por isso protestei em silêncio.
Nenhum par de seios, por mais "oxigenados" que sejam os ditos, tem o direito de atropelar a minha concentração.
03.08.10 – Praia de Cortegaça (Ovar)

Comentários (0)

Enviar um comentário